Aquecimento Global

O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global, entre 0,3°C e 0,6°C a cada século, sendo este presente o mais quente dos últimos cinco. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.

Fonte: http://www.brasilescola.com/

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Crescimento econômico afeta o meio ambiente


Foto: hora do rush na cidade de São Paulo, fonte: Google

Foto: fábrica paulista, fonte: Google


O IBGE apresentou, números de uma contradição perigosa: o desenvolvimento econômico do Brasil ainda deixa marcas de destruição no meio ambiente. A pesquisa mostra até que ponto a poluição afeta a qualidade do ar e da água das nossas cidades.

Parece um córrego, mas é rua onde passa esgoto e gente, em Sobral, no Ceará. Sujeira que faz Ana Paula de Souza dos Santos visitar sempre o posto de saúde.

“Eu preciso ir quase toda semana lá para estar buscando soro, remédio para alergia”, explica Ana Paula.

As regiões Nordeste e Norte registram o maior número de internações pela contaminação por esgoto. Bem acima do Sudeste, revela o IBGE.

Um em cada cinco brasileiros que vivem na cidade ainda não tem acesso à rede de esgoto. O saneamento também é problema em lugares nobres como a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Os condomínios modernos estão por toda a parte. No bairro que cresce em ritmo acelerado também falta o básico. A maior parte do esgoto gerado pelos moradores é lançada nas águas. Um cenário de contrastes. Enquanto os prédios de luxo se multiplicam, a lagoa vai perdendo a vida.

A água negra e os gases são evidências de poluição.

“É uma epidemia nacional a falta de prioridade, a falta de vontade política na questão de saneamento básico”, acredita o o biólogo Mário Moscatelli.

O IBGE constatou: só um terço do esgoto coletado no país recebe tratamento.

O prejuízo, Waldir vê todos os dias na Baía de Guanabara. Na rede, os peixes são poucos.

“Saco plástico, pedaço de pau, tudo o que você pensar tem, cabide”, conta ele.

A poluição atmosférica é outro desafio.

O país reduziu o consumo das substâncias que destroem a camada de ozônio. Mas está entre os cinco principais emissores de gazes que provocam o efeito estufa no planeta. E a maior parte dele vem do desmatamento e das queimadas.

Nas grandes cidades, como São Paulo, a missão é melhorar o ar...

“Para respirar é complicado, muito difícil”, comenta um motoboy.

“Por que quando a gente cresce em termos econômicos, a gente piora em termos ambientais? O Brasil tem a chance única de fazer a transição de um país desenvolvido, mantendo um imenso capital natural que ele tem. Coisa que outros países não conseguiram”, afirma o pesquisador do IBGE Judicael Clevelário.

O pescador da Baía de Guanabara sabe que o desenvolvimento não pode deixar um rastro, como esse.

“Desde o momento que você destrói não é desenvolvimento em momento algum. Nunca vai ser”, acredita Edvaldo Santos Vieira Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário