Aquecimento Global

O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global, entre 0,3°C e 0,6°C a cada século, sendo este presente o mais quente dos últimos cinco. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.

Fonte: http://www.brasilescola.com/

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Protocolo de Kyoto


Foto: planeta Terra, fonte: Google

Em 1992, durante a ECO-92 realizou-se um encontro na cidade do Rio de Janeiro-RJ, onde participaram 155 países e assinaram  um documento em que pretende-se diminuir a emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global . O protocolo prevendo que, entre 2008 e 2012, será feito um corte de 5,2% nas emissões dos gases causadores do efeito estufa em relação aos níveis de 1990, foi assinado em 1997, em Kyoto, no Japão, por líderes de 160 nações. A regulamentação do Protocolo de Kyoto foi aprovada por representantes  de 178 países, no mês de julho de 2001, em Bonn   na Alemanha. O acordo mantém os índices de redução estabelecidos em 1997, mas abranda o cumprimento das metas por meio de recursos como os “sumidouros” de carbono-termo usado para definir as florestas e sua função de absorver gases como o CO2. Os países com florestas  podem utilizá-las como créditos a ser abatidos do total de emissões que eles deveriam cortar
O acordo de Bonn, não foi assinado pelos Estados Unidos (EUA), pois o presidente George W. Bush, acha que o acordo é “injusto” para a economia de seu país, dificultando o cumprimento do mesmo pois eles são  responsáveis por quase um quarto das emissões mundiais de gás carbônico.
O Protocolo de Kyoto prevê que os EUA cortem 7% de suas emissões ater 2001, porém, segundo informações divulgadas pelo Wordwatch Institute (WWI), o volume de carbono que o país lança na atmosfera está atualmente de 13% sobre a mesma data. A  União Européias apresenta redução de 0,5% em comparação com o início da década passada.

Fonte: wwwp.fc.unesp.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário